Psicoterapia

 
 
 

 

Psicoterapia

 
A Psicoterapia psicanalítica é uma das vias de acesso ao funcionamento mental, constituindo-se como forma de autoconhecimento e compreensão de sintomas psíquicos e psicossomáticos e respetivo tratamento. Pode ser usada isoladamente ou em associação a outras formas terapêuticas, como a psicofarmacologia.

A Psicoterapia Psicanalítica inclui vários tipos: psicoterapia individual, psicanálise, psicoterapia analítica de grupo, grupanálise. Tem por bases estruturais: a importância da Relação e da Empatia no desenvolvimento da personalidade e na terapêutica; a importância dos fenómenos inconscientes/não conscientes nos Seres Humanos, nas relações, nos Grupos.

Se bem que o fundador da Psicanálise seja Freud, muitíssimos outros investigadores têm contribuído para o desenvolvimento da psicoterapia dual e de grupo, apoiados em contribuições vindas das neurociências, pediatria, investigação sobre o desenvolvimento infantil, entre outras.

A Psicoterapia analítica utiliza uma técnica mediada pela relação terapêutica empática que tende a investigar o passado, de modo a compreender o presente, libertando-o dos fantasmas aprisionantes, de modo a desenvolver capacidades individuais que permitam construir um futuro mais livre e aprazível.

A psicoterapia analítica de grupo e a Grupanálise utilizam também as mais valias dinâmicas dos grupos para compreender e tratar cada indivíduo. Ser útil, ser semelhante aos outros e pertencer a um meio protegido são condições que só por si diminuem os sentimentos de culpa, vergonha, inferioridade, que estão na base da grande parte do sofrimento dos Seres Humanos. Os grupos são “salas de espelhos” onde se tornam mais claras a nossa imagem e a dos outros, onde observamos e somos observados aparecendo imagens mais realistas de nós e dos outros surgindo novas perspetivas e novos conhecimentos (insight) que abrem caminho para o desenvolvimento da criatividade e autonomia.

O exercício da função de psicoterapeuta analítico e respetiva prática clínica requerem uma formação complexa e exigente em sociedades específicas.