Grupanálise

 
 
 

 

Grupanálise

 
Em sentido lato,
É um método de utilizar os grupos – pequenos, médios e grandes para a compreensão:
  • do funcionamento individual,
  • do impacto dos grupos sobre o indivíduo,
  • de cada indivíduo sobre os grupos em que se insere,
  • estimulando a capacidade e liberdade de pensamento e a autonomia.


Tem, pois, potencialidades de:
  • estimulação da aprendizagem e
  • transformação pessoal.

Experiencia-se a tão difícil atitude de estar em, e respeitar o grupo sem perder a
individualidade.

Em sentido estrito,

É uma forma de psicoterapia psicanalítica/dinâmica do indivíduo no grupo e através do grupo, utilizando as múltiplas interações e relações que o setting grupal proporciona.

É um método de investigação e terapia com bases teóricas comuns à psicanálise mas com procedimentos operatórios diferentes que se relacionam com o novo setting – setting grupal – tendo por base uma teoria e técnica grupanalíticas.
A Grupanálise tal como é definida em Portugal, conjuga o corpo teórico global da teoria psicanalítica com a fenomenologia da dinâmica grupal, sobretudo a conceptualizada por S. H. Foulkes e seguidores a partir da década de 40 do século passado.

É um método psicoterapêutico que trata o indivíduo no contexto relacional plural do grupo. As sessões são orientadas por um psicoterapeuta com formação específica grupanalítica (grupanalista) que requere uma formação complexa teórico-prática. A Grupanálise desenvolveu-se na Europa e Estados Unidos da América tendo-se difundido internacionalmente pela América do Sul, organizando-se em grandes Federações.

Na Europa a associação que agrega e supervisa a formação é a EGATINE (European Group Analytic Training Institutions Network) constituída por associações de 21 países Europeus e Israel.