Psicanálise

 
 
 

 

Psicanálise

 
A Psicanálise surgiu em 1900 com a publicação da obra “A interpretação dos sonhos” de Sigmund Freud. Freud definiu-a como uma teoria geral do funcionamento mental, um método de investigação e como técnica psicoterapêutica.

Para a Psicanálise não existem dois pacientes iguais, mesmo que os diagnósticos sejam os mesmos. A psicanálise trata os sintomas e consequente sofrimento através da tentativa de reorganização das estruturas de personalidade onde residem os pilares ou alicerces dos sintomas referidos.

A Psicanálise distingue-se das outras formas da Psicoterapia Psicanalítica essencialmente pelos procedimentos específicos, tais como o uso do divã e a maior frequência de sessões, o que facilita a associação livre de pensamentos e emoções e o aparecimento na relação terapêutica das dificuldades e entraves predominantemente inconscientes que estão na base do sofrimento psíquico para que possam ser ultrapassados.

Requer-se para a aquisição das perícias para se ser psicanalista uma formação complexa teórico-prática realizada em sociedades credenciadas pela IPA (International Psychoanalytic Association) constituída por associações de 45 países distribuídos por todos os continentes.